6 Mitos sobre chá que espalham por aí

23 jun 21
6 Mitos sobre chá que espalham por aí

O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo e com tradições milenares, provavelmente é impossível não ouvir histórias dos poderes – ou inverdades – sobre ele. Por isso, criamos uma lista com os 6 mitos sobre chá que espalham por aí e que você precisa saber a verdade.

1. Chá é tudo igual

Quem é tea lover sabe que nenhum chá é igual ao outro. Do ponto de vista técnico, é impossível serem iguais, pois depende da variedade usada, terroir e outros fatores que tornam cada chá único.

Por exemplo, um chá verde da China é completamente diferente de um chá verde do Japão. Sem falar das inúmeras combinações de aromas e sabores possíveis com os blends, que podem criar novas composições. É isso que faz do universo do chá incrível!

folhas de camellia sinensis

2. Posso preparar todos da mesma forma

O maior erro que um tea lover pode cometer é preparar todos os tipos de chás da mesma forma.  Cada combinação existe uma temperatura adequada de água e tempo de infusão. Esse fatores são responsáveis por criar um chá equilibrado, rico em aromas, com sabor característico e cor do licor dentro do seu perfil.

Erros podem deixar um chá amargo, suave demais ou sem personalidade. O chá até pode ser de excelente qualidade, mas se não for feito de acordo com as orientações do fabricante, perderá seu potencial.

3. Chá emagrece

Uma das buscas mais populares na internet é chá para emagrecer. Inúmeros produtos e combinações de ervas são oferecidas para os consumidores, mas infelizmente nem todo chá ou infusão possui essa função.

Alguns tipos de plantas possuem compostos que auxiliam na quebra de gordura, como os chás da Camellia sinensis e hibisco.

No entanto, o efeito só será efetivo se for acompanhado de uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios adaptados para o metabolismo de cada pessoa. Ou seja, um profissional de saúde precisa avaliar e indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades do indivíduo.

Além disso, é necessário avaliar se o chá ou infusão é benéfico para o organismo, principalmente para quem possui comorbidades.

4. Pode consumir em qualquer quantidade

Se chá é natural, podemos tomar a quantidade que quisermos, certo? Errado!  O consumo em excesso de chá ou infusão pode sobrecarregar o organismo e causar efeitos colaterais, devido aos compostos, sais minerais e vitaminas que cada um possui.

Por isso, fique atento: o ideal é consumir entre 2 a 4 xícaras de 200 ml por dia. 

5. Chá substitui a água

A água é o principal ingrediente da chá, mas isso não quer dizer que você deva substituir um pelo outro. Principalmente porque ao misturar a água com outro ingrediente, ela passa a ter compostos diferentes do seu estado natural, ou seja, não é mais pura.

Tome a quantidade adequada de água por dia, além dos chás e infusões, para manter uma vida saudável e equilibrada.

6. Chá não faz mal

Os chás e infusões são muito populares na fitoterapia, técnica que utiliza as ervas para fins medicinais. Mas o que muita gente não sabe é que algumas plantas podem causar reações alérgicas ou desencadear problemas de saúde.

chá no copo oriental

 Isso ocorre porque o organismo pode ter alguma reação aos compostos das ervas. Por isso, sempre que sentir mal estar ou sintomas físicos após consumir um chá ou infusão, procure ajuda médica e evite consumir novamente. 

Quer mais dicas como essa? Confira aqui!