Diário do Chá

Por que escaldar acessório de chá?

30 de setembro de 2021


Você costuma escaldar os acessórios de chá antes de usá-los? Por ser natural, é importante ter cuidado em cada etapa do preparo do chá, para evitar perder as características das ervas. E passar água quente é uma delas.

O que é escaldar?

Originalmente o termo escaldar está relacionado ao uso de calor ou água fervente. E especificamente no chá ou café, ele é o ato de passar água quente nos acessórios.

Os chineses já fazem isso há anos como ritual do chá, por diversos fatores. E o ideal é fazer isso a cada preparo, para evitar interferências na sua bebida.

Um aroma indesejado, sabor ou até mesmo resíduos de sujeira podem estar presentes nos utensílios e a água quente irá neutralizar esses fatores.

Existe um jeito certo de escaldar os acessórios?

Não existe segredo nessa etapa: basta aquecer a água na mesma temperatura do seu chá e em seguida, derramá-la sobre os utensílios escolhidos para o preparo do chá.

Pode ser a xícara, bule, prensa francesa ou tea maker. Pode ser feito com qualquer material, como vidro, porcelana ou cerâmica.

Após preencher parte do recipiente, basta agitar para que preencha todo o espaço interno – mas tome cuidado para não se queimar – e descarte em seguida.

Depois de realizar esse processo, é só adicionar as folhas de chá no recipiente e prepará-lo normalmente. Simples, não é mesmo?

A importância da água quente

Além de higienizar os acessórios de chá, a água quente assume outra função importante no processo. Ela evita o choque térmico, aquela diferença de temperatura entre a água do chá e o recipiente de preparo. Isso faz com que seu chá não esfrie rápido, mantendo-o aquecido por completo e por mais tempo. Quer mais dicas? Veja como preparar chá corretamente aqui!