Como surgiu o chá?

12 maio 21
Como surgiu o chá?

Tomar chá é um hábito tão comum como se alimentar. É tão rotineiro que talvez nem tenha passado pela sua cabeça a dúvida de quem foi essa brilhante invenção. Há milhares de anos o chá faz parte da cultura de muitos povos, mas ainda não se sabe ao certo como surgiu o chá.

Assim como quase toda história muito antiga em que não existe muitos registros ou documentos, as lendas se destacam. A mais popular está relacionada a um homem.

Segundo a lenda, havia um imperador chinês, chamado Shen Nung (2737 – 2697 a.C) que só bebia água após ser fervida, para limpar as impurezas.

Em um determinado dia, enquanto aquecia sua água como de costume, o vento forte derrubou algumas folhas de chá (Camellia sinensis) na panela. 

Atraído pelo aroma,  o imperador provou a infusão e se surpreendeu com o sabor e então sentiu uma indescritível energia e bem estar. A partir da descoberta, ele passou a tomar chá todos os dias.

Durante anos, o chá foi utilizado como uma bebida medicinal na China. Ele era usado para tratar diversas enfermidades, como cansaço, dor de cabeça, falta de concentração e mal estar.

Foi uma longa jornada de consumo até chegar na cultura do chá apreciativa, como ocorre hoje, com variedades e apreço pelos diferentes aromas e sabores.

História do chá: registros históricos

Embora não haja um consenso sobre a verdadeira descoberta de como surgiu o chá, registros históricos revelam que ele é tão antigo quanto a cultura chinesa.

Alguns recipientes usados para beber chá foram encontrados em túmulos, que datam da dinastia Han (206 a C – 220 d.C), mas foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá se tornou firmemente estabelecido como a bebida nacional da China. 

dinastia tang china

Ele se tornou tão favorito que no final do século VIII, um escritor chamado Lu Yu escreveu o primeiro livro inteiramente sobre o chá, “o Ch’a Ching”, ou Chá Clássico. 

Pouco depois disso, o chá foi introduzido pela primeira vez no Japão, por monges budistas japoneses que haviam viajado para a China para estudar. Beber chá se tornou uma parte vital da cultura japonesa, como visto no desenvolvimento da Cerimônia do Chá, que pode estar enraizada nos rituais descritos no Ch’a Ching.

Curiosidade sobre a história do chá

O primeiro livro temático sobre o chá que se tem registro é o “Cha Ching” ou “O Livro Sagrado do Chá” e foi escrito pelo monge budista chinês Lu Yu, durante a dinastia Tang (século VIII d.C.). Ele explica com precisão a forma de produzir, fabricar e também de degustar a famosa bebida.

livro sagrado do cha
Parte do livro sagrado do chá

Quer ver mais curiosidades sobre o chá? Veja aqui.