Conheça a cultura do chá marroquino

14 abr 21
Conheça a cultura do chá marroquino

Cada país tem suas tradições no preparo do chá. E cada uma tem a sua peculiaridade, criando uma cultura única, como a do chá marroquino.

Não há um consenso entre os historiadores sobre a data em que  o chá foi introduzido na tradição marroquina – e em alguns países muçulmanos, mas todas as versões apontam para milhares de anos atrás.

Também conhecido como chá de menta ou touareg, ele ocupa um espaço importante na cultura, é símbolo de hospitalidade e amizade.

O chá marroquino é feito basicamente com chá verde, folhas de menta e MUITO açúcar. Ele é preparado em bule de prata e servido em pequenos copos de vidro, geralmente coloridos e com ilustrações diversas. Um encanto à parte.

É comum reunir a família ou grupo de amigos para servir o chá após uma refeição, assim como oferecer a visitantes e turistas. 

Os comerciantes têm o hábito de servir chá fresco para os clientes, durante as negociações – algo bem semelhante como o brasileiro faz com o cafezinho, não é mesmo?

E é claro que o convidado não deve recusar, é uma atitude indelicada e sinal de desfeita. Por isso, sempre que oferecerem a você, aceite!

 Ingredientes do chá marroquino

A principal característica do chá marroquino é o frescor e o sabor mentolado e doce. Sim, ao contrário do método tradicional de preparo do chá, em que o açúcar não é recomendando, nesta tradição ele é muito necessário.

O chá verde usado é o gunpowder (pólvora, em tradução literal) e recebe esse nome porque as folhas são enroladas e aparentam pequenas bolinhas de pólvora. 

A maior parte do chá consumido no Marrocos é de origem chinesa e o consumo é tamanho, que o país se tornou um dos maiores exportadores do mundo.

A menta usada é a Mentha spicata, originária da Europa e região mediterrânea, com aroma picante mais suave. São usados ramos generosos tanto para o processo de preparo, quanto para o servir e aromatizar o copo.

O açúcar é um dos principais ingredientes, para tirar o amargor do chá e adoçar a bebida. É usado o açúcar cristal, geralmente em pedras ou cubos.

Como fazer um chá marroquino

Se você pesquisar na internet, irá notar que existem diferentes formas de preparar o chá marroquino. Assim como o Chai Indiano, outra bebida de grande característica cultural, não existe uma forma ou receita oficial, cada um faz do seu jeito.

O principal segredo é o preparo, que exige técnica e etapas de preparo. É simples, mas precisa de atenção para não errar o processo.

Ingredientes

1 colher de sopa do Chá verde gunpowder
Folhas de hortelã fresca
3 colheres de sopa de açúcar
Bule que possa ir ao fogo
600 ml de água fervente

Preparo

  1. Em um bule, adicione o chá
  2. Em seguida, adicione água fervente até cobrir as folhas e aguarde 1 minuto
  3. Despeje o líquido em um copo – se não tiver um bule, use uma peneira para coar – e reserve
  4. Adicione mais água no bule e repita o processo, mas desta vez descarte o segundo chá, mantendo as folhas no bule.
  5. Adicione o açúcar, os ramos de hortelã e os dois copos de chá de volta no bule e leve ao fogo até levantar fervura e desligue
  6. Despeje o chá em um copo e despeje de volta no bule. Repita esse processo 2x
  7. Sirva o chá nos copos, começando de uma altura suficiente para fazer espuma – cerca de 30 cm de distância. Esse ato é crucial para formar um creme espumoso no topo do copo.

Dica: deixe um espaço no copo de cerca de 3 cm, para permitir que as pessoas segurem sem queimar as mãos com o chá quente. Para dar um toque ainda mais fresco, adicione ramos de hortelã nos copos, antes de adicionar o chá.

 Como é o serviço de chá

Preparar e servir o chá na hora é uma tradição e que é fácil de entender o motivo: o ritual de preparo e serviço é simplesmente incrível de assistir.

O conjunto básico de um serviço de chá marroquino é composto por um bule com banho de prata,o “berrad, decorado com adornos feitos à mão.

Ao invés de xícaras, são usados copos de vidro com delicadas pinturas decorativas e a bandeja, para acomodar todos os itens anteriores.

As famílias costumam ter o jogo de chá do dia a dia e um especial de mais elegante, usado apenas em ocasiões especiais.

Curiosidades do chá típico do Marrocos

Embora na cultura marroquina as mulheres sejam responsáveis pela cozinha, o preparo do chá em eventos especiais é feito pelo homem e chefe da família.

Assim como nas ruas, majoritariamente você verá apenas homens fazendo o chá típico.

Imagem: divulgação

Em eventos ou cerimônias, o chá de menta é servido após o almoço, por seu poder digestivo. Mas ele também acompanha os principais pratos regionais, como cuscuz, tajine ou tanjia.

O chá a companha os principais pratos do Marrocos: cuscuz, tahine, tanja ou sara, assim como  pratos doces.

Quer saber mais sobre a cultura do chá? Veja aqui.

Conheça o clube de assinatura de chá.