Flowering Tea: a famosa flor em forma de chá

28 jul 21
Flowering Tea: a famosa flor em forma de chá

Assistir uma flor desabrochar em um bule transparente com água quente pode ser, à primeira vista, um momento de simplicidade. Mas pode ser também uma das melhores experiências visuais e sensoriais da sua vida. Sem exageros, a “flowering tea” pode ser considerada uma pequena obra de arte. Não por acaso é  criação dos chineses, os mestres na arte do chá.

Ah, vale lembrar que ela é conhecida por outros nomes, como blooming tea ou flor de chá.

O que é a “flowering tea” ou flor de chá

O primeiro fato que você precisa saber que é a flowering tea ou flor de chá que falaremos aqui não é a verdadeira flor da planta Camellia sinensis.

É como se ela fosse criada em laboratório, mas de forma bem rústica e sem nada de alta tecnologia. 

Ela se apresenta em um formato redondo, como uma pequena bola de folhas. Para criar uma flowering tea, é necessário unir as folhas de chá com o botão de uma flor.  

A surpresa desse chá é que só é possível saber qual é o tipo de flor que está dentro. É necessário derramar água quente sobre ela e aguardar que as folhas se abram, para então conhecer a flor que se transforma em uma verdadeira obra de arte. É de tirar o fôlego!

Como é feita a flowering tea

A flowering tea é originária da província de Yunnan, na região sudeste da China, famosa por produzir o chá puerh.

Não existe uma fonte oficial sobre quando e por que essa flor foi criada, mas o que se sabe é que ela existe há anos na cultura chinesa e hoje é comercializada em todo o mundo.

O processo de criação é totalmente manual: cada flor é costurada à mão com um fio de algodão e envolta por folhas de chá.  Estima-se que as artesãs mais experientes produzem cerca de 400 flores por dia.

As flores mais usadas para são: calêndula, crisântemo, jasmim, lírio e osmanthus lírio. E os chás mais usados são o branco e o verde.

Depois de costuradas, elas são moldadas em formatos circulares e seguem para o método normal de secagem do chá. Um processo totalmente artesanal e repleto de tradições culturais.

flower tea
Detalhe das folhas de chá abertas

Ao entrar em contato com a água quente, a flor desabrocha suavemente, geralmente entre dois a três minutos, embora algumas possam demorar até quinze minutos. E é aí que a magia acontece.

É por isso que a flor de chá é geralmente servida em um recipiente de vidro transparente, para que você consiga acompanhar cada detalhe da flor se transformando.

Perfil sensorial da flor de chá

Já falamos que além de todo o espetáculo, você pode tomar o chá? Além de contemplativa, a flor de chá pode ser consumida.

O perfil sensorial é apresenta suavidade e leveza, tanto nos aromas como no sabor. A diferença é que as notas aromáticas da flor seca são diferentes após entrar em infusão, ressaltando os aromas do chá da Camellia sinensis.

Por isso, aproveite cada momento ao preparar uma flower tea, aproveitando o espetáculo visual e aromático.

flowering tea no bule
Flowering tea vista de cima

Faça a reinfusão

Cada flor de chá pode ser reaproveitada para mais três a quatro infusões. 

Como é impossível falar da flor de chá sem mostra-las, nós criamos esse vídeo para você se encantar. Aproveite o momento!

Onde encontrar a flowering tea?

Se você ficou curioso para ter essa experiência em casa, pode adquirir a flor de chá em várias lojas on-line especializadas em chá. 

O preço varia, mas é importante ressaltar que as flores de chá são fabricadas artesanalmente e são importadas da China.

É uma ótima opção para presentear alguém ou surpreender os convidados, causando uma impressão bem impactante.