O que é o honeybush?

26 ago 21
O que é o honeybush?

Se você ainda não ouviu falar no honeybush, não se preocupe: ele não é um dos mais conhecidos no universo dos chás e infusões. Mas não quer dizer que não seja especial – até porque, depois de ler esse post ele pode ser o seu próximo sabor favorito.

Aos poucos, ele vem ganhando espaço entre as principais produtoras de blends e marcas internacionais de chás, que estão apostando nessa infusão pelos seus benefícios. 

Além da riqueza de aromas e sabores, ela é uma alternativa para quem não pode consumir cafeína e harmoniza muito bem com outros ingredientes, ampliando as possibilidades da indústria para a criação de blends.

Como é feito o honeybush

Cyclopia ou honeybush é um arbusto da familia Fabaceae, nativo da região do Cabo Oriental e Ocidental na África do Sul. Existem cerca de 20 espécies, mas nem todas podem ser usadas para o consumo.

A origem do nome vem das flores amarelas que a planta produz, com aroma adocicado bem semelhante ao mel – e aí já dá para entender porque ele está conquistando o coração dos tea lovers.

arbusto de honeybush
Arbusto do honeybush

Para produzir a infusão, todos os os caules  e flores do arbusto são cortados, mantendo apenas as raízes para garantir o crescimento da próxima safra. 

As partes da planta são selecionadas e passam por uma fermentação, secagem e por fim, são trituradas.

Tanto o processo de produção como o perfil de aromas e sabores se assemelham ao rooibos, um outro arbusto sul-africano que é muito popular.

Qual é o perfil do honeybush?

O processo de fermentação faz com que a erva seca do honeybush tenha uma coloração marrom escura e o licor, apresenta uma tonalidade entre avermelhado e âmbar, bem semelhante ao rooibos.

O perfil sensorial é delicioso e costuma agradar os paladares mais exigentes. É levemente doce, com notas florais e mel. 

E por ser uma infusão com baixo teor de taninos, pode ser preparado com água fervente e não fica amargo caso fique em infusão por muito tempo, ao contrário dos chás.

Benefícios do honeybush para a saúde

Por ser naturalmente livre de cafeína e com propriedades relaxantes, o honeybush é a infusão perfeita para apreciar antes de dormir, a fim de estimular o sono.

Ele é uma das infusões com alta concentração de antixoxidantes que atua em diferentes áreas do organismo.

Chamados de polifenóis, eles ajudam o corpo a resistir a danos celulares causados pelo estresse oxidativo. Ou seja, um importante aliado do sistema imunológico.

plantação de honeybush
Plantação de honeybush

Estudos preliminares também apresentaram outras funções do honeybrush no organismo. Segundo pesquisas, ele tem potencial para controlar diabetes do tipo 2, mas ainda faltam estudos clínicos para comprovar a eficácia.

Ele também pode ser benéfico para a saúde do coração, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL) e melhorar o revestimento interno dos vasos sanguíneos,

Além disso, ele auxilia no processo digestivo, ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, diminui a tosse e é expectorante.

Onde encontrar o honeybush?

Por ser uma variedade ainda nova no mercado brasileiro e até no exterior, existem poucos lugares que comercializam infusões de honeybush.

Mas é possível encontrar em lojas online, geralmente adicionado em blends, sendo mais difícil encontrá-lo puro.