O que é Masala Chai?

10 jun 21
O que é Masala Chai?

Uma bebida aromática, deliciosa e revigorante. Talvez essa seja a descrição perfeita para quem não sabe o que é masala chai, um tipo de chá de origem indiana que cruzou fronteiras e se popularizou no mundo. Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes e curiosidades que fizeram essa bebida um clássico.

Qual a diferença entre chai e masala chai?

É importante ressaltar que chai e masala chai não são a mesma coisa, embora muitas pessoas confundam os termos. 

A primeira é uma palavra hindi, que significa “chá” em indiano.  No entanto, como a maior parte dos indianos consome chá com leite e açúcar, a palavra também se tornou sinônimo da mistura.

diferenca entre chai e masala chai

Masala é um termo comum na culinária indiana que representa uma mistura de temperos ou especiarias.  Talvez você até possa ter lido em rótulos de temperos prontos ou até mesmo incensos com esse tipo de aroma. 

Por isso, Masala Chai é o nome dado a um tipo de bebida que é uma mistura de chá preto com especiarias diversas, podendo ou não conter leite.

Origem do Masala Chai

Existe uma lenda que diz que o masala chai surgiu em uma corte real, há cerca de 5 mil anos. Dizem que o rei ordenou que fosse criada uma bebida curativa com especiarias para o uso na Ayuverda, uma prática medicinal milenar. A combinação seria uma importante aliada da imunidade.

Segundo os adeptos da medicina ayurvédica, o gengibre e a pimenta do reino eram importantes para estimular a digestão, o cravo ajudava a aliviar a dor, o cardamomo como regulador de humor, enquanto o anis melhorava o hálito e a canela estimulava a circulação.

Assim que a bebida foi se tornando popular e aceita pelos indianos, foram misturando diferentes especiarias e receitas.

De tão popular, ele se tornou um blend utilizado por muitas marcas ao redor do mundo, para identificar a mistura de chá preto com especiarias.

As primeiras versões de masala chai, eram na verdade, infusões. Somente após a descoberta da Camellia sinensis, que foram adicionados chá, leite e açúcar.

Apesar da lenda, não existem registros oficiais do surgimento da bebida no país, mas sabe-se que há centenas de anos ele é consumido entre os indianos.

Cultura do chá na Índia

O chá preto foi introduzido na Índia pelos ingleses, que na época governaram o território e eram consumidores ávidos de chá.

Como a China tinha o monopólio de produção e comércio de chás,  decidiram cultivar no país dominado. Até então, os indianos tinham o hábito – assim como os brasileiros – de tomar café. Mas a Tea Association estimulou as empresas a oferecerem intervalos para seus funcionários para tomarem chá.

Como o sabor era encorpado e amargo, eles foram adicionando leite e açúcar, como os ingleses, e claro, as especiarias que já era comum.

O que é um Masala Chai de verdade

A mistura do masala chai varia muito de acordo com a região. A base é a mesma, de chá preto Assam, produzido na Índia, de sabor forte e encorpado.

Já a lista de especiarias varia de acordo com a região. O cardamomo é o mais comum, seguido de canela, anis estrelado, cravo da Índia e gengibre. A quantidade utilizada também é diferente, geralmente o ingrediente que se deseja destacar no aroma e sabor é colocado em maior quantidade em relação aos outros.

Esse tipo de chá tem uma forte influência cultural, por isso é comum que muitas famílias tenham a sua própria receita, passada de geração em geração.

Com leite ou sem?

O masala chai servido nas ruas da Índia por vendedores ambulantes é feito com leite e açúcar, servido bem quente.  Inclusive, se você for visitar o país, é bem provável que você encontre em uma feira ou seja servido por um anfitrião.

A gordura do leite ajuda a suavizar o amargor do chá e o açúcar oferece um sabor mais adocicado e agradável ao paladar.

No entanto, é possível preparar um masala chai apenas com água ou com leite, as duas maneiras estão corretas.

Perfil do Masala Chai

A principal característica de um masala chai é o aroma intenso,  fresco e de especiarias – que varia de acordo com os ingredientes e a quantidade usada.

O sabor e aroma do chá preto também se destaca, criando uma combinação verdadeiramente aromática.

Se você ainda não experimentou, confira a nossa receita de masala chai com leite aqui.