O que faz um sommelier de chá?

23 dez 20
O que faz um sommelier de chá?

Com certeza, você já ouviu falar muito em sommelier de vinho. E sommelier de chá, você conhece? Ainda tímida no Brasil, a profissão especialista em chá é conhecida mundialmente e está encantado muita gente por aqui, como a sócia-fundadora do Diário do Chá, Helena Leigue.

Sommelier é uma palavra francesa, que de início, era restrita aos estudos do vinho. O pesquisador da bebida é capaz de identificar a melhor variedade de vinho para cada ocasião, ser consultor e crítico. 

A ligação com a bebida é tão forte, que em muitos dicionários, a palavra ainda é relacionada vinho.

Mas o termo evoluiu e hoje ela pode ser empregada ao produto em que se especializa, como sommelier de chá, cerveja ou água.

O que é um sommelier de chá?

O sommelier de chá ou Tea Sommelier é um especialista em chás e em tudo que está relacionado a ele. 

O profissional precisa ser um eterno curioso e deve estar em constante desenvolvimento para aprimorar suas habilidades sensoriais e técnicas.

A formação em sommelier de chá capacita para ter conhecimento profundo sobre a cultura da bebida, capacidade de distinguir os principais tipos e variedades de chá, saber a forma e o método correto de preparo de cada um e ter domínio da análise sensorial, ou seja, analisar e entender as principais características de cada chá, baseada na verificação da erva seca, molhada e o licor.

Além disso, deve ser capaz de avaliar a qualidade de um chá, conhecer e indicar os acessórios corretos para o preparo, montar carta de chás, desenvolver serviço de chá e até conduzir análises em público.

Um dos principais desafios da profissão é que o organismo é fundamental para trabalhar. Isso porque o olfato e o paladar são as ferramentas de trabalho de um sommelier, que precisa identificar notas aromáticas e sabores constantemente.

Desta forma, o treinamento sensorial é fundamental para ampliar sua memória de aromas e sentidos, sensibilidade para identificar qualidades e defeitos de uma erva, por exemplo.

Por isso, é bem comum que um sommelier de chá se desafie além da sua especialidade, provando diferentes bebidas, sentindo os aromas de frutas, pratos e estar preparado para novas descobertas.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para um sommelier de chá pode ser muito amplo e permite transitar por diferentes áreas, até mesmo as que não estão diretamente ligadas à bebida. 

É uma profissão que exige muito estudo e especialização constante, principalmente para quem deseja conhecer e criar novas possibilidades com o chá.

A formação permite ter base técnica e teórica para compreender as características que formam um bom chá e desta forma, unir elementos para chegar a uma composição harmônica e criar diversos trabalhos, como montar uma carta de chás. Alguma similaridade com o vinho aqui também? Sim! 

Imagine que você vai abrir uma cafeteria ou bistrô e gostaria de oferecer chás de alta qualidade para os seus clientes e que harmonizem com a sua marca, perfil do estabelecimento, características e sobretudo, com os pratos servidos no local. 

análise  de chás especiais
Análise dos chás é uma das atribuições do sommelier de chá

 O sommelier é quem poderia apresentar as opções de chás, blends e infusões que possam combinar com o menu e criar uma experiência completa no ambiente.

Empresas que investem em tecnologia de alimentos também podem precisar do apoio de um profissional do chá para desenvolver produtos que tenham alguma ligação ou similaridade com o universo dos chás, para trazer referências e proximidade com o que será criado.

O segmento de wellness também aponta uma oportunidade para conectar itens que aliem bem estar com qualidade de vida, buscando alternativas no universo dos chás especiais.

O setor de eventos é um grande impulsionador para proporcionar experiências, que pode envolver o preparo de chás para os anfitriões até sugerir os blends ideais para um casamento ou de acordo com a ocasião.

A consultoria é um dos pontos fortes para o especialista da área, que pode oferecer serviço de chá, apresentando a maneira correta de preparar e servir, como escolher as opções ideais para a ocasião, consultoria para marcas que desejam desenvolver blends e até mesmo um serviço completo para casas de chá.

Formação em sommelier no Brasil

No Brasil existem algumas instituições especializadas em sommelier de chá e outros cursos ligados ao setor, tão importantes para quem deseja se profissionalizar na área.

Confira abaixo algumas indicações:

El Clube Del Te
É uma organização internacional dedicada à cultura do chá. Sua sede fica em Buenos Aires, na Argentina, mas existem opções presenciais ou online, inclusive com professores brasileiros.

Instituto Chá
O Instituto Chá é uma escola brasileira que tem como objetivo difundir a cultura do chá. Possui diferentes especializações na área, com opções presenciais ou online.

Escola de Chá Embahú
Criada em 2013, a Escola de Chá Embahú é voltada para o estudo da cultura do chá, com diferentes opções de cursos na área, inclusive com o serviço de Clube de Degustação.

Chá pra Quê?
A Chá Pra Quê é uma escola de especialistas, sommeliers e empreendedores do chá. Oferece diferentes cursos voltados para a cultura do chá.

Sommelière do Diário do Chá

A idealizadora e sócia-fundadora do Diário do Chá, Helena Leigue, é sommelière de chá, tea blender e especialista em chá há mais de 5 anos.

helena leigue sommelier de chá em uma plantacao de camellia sinensis
Helena Leigue, sócia-fundadora do Diário do Chá, em uma plantação de Camellia sinensis

Tea hunter de coração, Helena é responsável por buscar diferentes chás e fazer a curadoria técnica para o Clube de Assinatura de Chá.