Receita de Affogato com Chá

18 dez 20
Receita de Affogato com Chá

Para refrescar nos dias mais quentes, nada melhor que uma sobremesa gelada. Melhor ainda se for fácil de fazer, não é mesmo? Ou seja, uma receita de affogato com chá, que pode ser preparada em menos de 10 minutos e é perfeitamente deliciosa.

O que é o affogato?

Affogato significa, em tradução literal, “afogado” em italiano. O termo é usado descrever a técnica em que um líquido é colocado sobre um alimento.

Uma tradição italiana é a sobremesa gelada feita com sorvete de creme e café. O sorvete é colocado em uma xícara e é derramado café quente, podendo ser espresso ou capuccino. Em algumas versões, também é adiciona um licor ou rum ao final, mas é opcional.

Não se sabe exatamente quando surgiu a receita, mas ela ganhou muita popularidade após 1970, se destacando entre cafeterias e restaurantes como uma opção de sobremesa perfeita para os dias quentes, embora combine com qualquer momento do ano.

A beleza do affogato é preparar na frente do convidado – ou do cliente -, para quem possa acompanhar o espetáculo do sorvete se transformando em creme e consumir logo em seguida.

É uma receita que leva poucos ingredientes e é preparada com muita facilidade, sem necessitar nenhuma habilidade na cozinha. Ou seja, sem desculpas para testar em casa.

Como preparar um affogato com chá

Embora a receita tradicional de affogato seja com café, a nossa equipe adaptou para o chá e acredite, ficou incrível.

Para essa sobremesa, usamos o blend Itamaraty Chai Especial, da Tea Box de Dezembro do Clube de Assinatura de Chá.

Ele é composto por chá preto, anis estrelado, canela, pimenta preta, cardamomo, pimenta rosa, cravo e pó dourado comestível 100% natural.

É um chá rico em especiarias e com um perfil muito aromático e intenso, criando o equilíbrio perfeito com o sorvete de creme, que é mais doce. A combinação realça as notas aromáticas e equilibra o dulçor da sobremesa.

No entanto, você pode testar com os chás ou infusões de sua preferência. O segredo desta versão com chá é preparar uma versão muito concentrada, para que as notas aromáticas e sabores se tornem muito mais perceptíveis na sobremesa.

Ingredientes

02 bolas de sorvete de creme/baunilha
02 colheres de chá de erva (4 g)
50 ml de água
Licor Baileys (opcional)

Preparo

1 Em um copo ou xícara, adicione a erva e a água aquecida na temperatura indicada para o tipo de chá escolhido

ervas de chá para fazer affogato

2 Tampe e deixe em infusão no tempo indicado na embalagem
3 Com uma peneira, coe o chá para outro recipiente
4 Em um copo, adicione o sorvete, o chá quente e por último, o licor a gosto

preparo do affogato com chá
affogato com chá pronto no copo

5 Sirva imediatamente

Dicas

Para essa receita recomendamos não usar o infusor, para garantir que o chá fique muito concentrado e fique ao máximo em contato com a água.

O uso do licor Baileys é opcional, pois como contém teor alcoólico, pode não ser adequado para algumas ocasiões.

Você também pode testar com sabores diferentes de sorvetes, como chocolate ou com nozes, para explorar possibilidades e descobrir qual agrada mais o seu paladar. O importante é testar!

Para ver mais receitas, acesse aqui.